Neste domingo, 20 de julho — simbólica e dolorosamente marcado como o Dia do Amigo — o Brasil se despediu de Preta Gil, cantora, atriz, empresária e símbolo de afeto, alegria e resistência. Ela faleceu aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra um câncer colorretal, diagnosticado em 2023.
A notícia foi confirmada pela assessoria da artista e provocou comoção imediata entre fãs, amigos e personalidades da música, televisão e política. Preta enfrentava a doença com coragem, generosidade e transparência, dividindo com o público cada etapa da sua luta — como sempre fez ao longo da vida.
Uma vida de palco, luta e amor
Nascida Preta Maria Gadelha Gil Moreira, no Rio de Janeiro, em 8 de agosto de 1974, Preta era filha do ícone Gilberto Gil e de Sandra Gadelha. Desde cedo, foi cercada por arte, música e liberdade — ingredientes que moldaram sua personalidade vibrante e autêntica.
Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns como Prêt-à Porter (2003), Preta (2005), Sou Como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), com letras que celebravam o corpo, a diversidade e o amor-próprio. Ela também brilhou em novelas, filmes e programas de TV, sempre com a alma generosa à flor da pele.
Preta era mãe de Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu primeiro casamento, e avó de Sol de Maria. Em Salvador, onde vivia parte do ano, era presença constante e querida — especialmente no verão e no Carnaval.
Homenagens antes de falecer
A cantora Preta Gil, que faleceu neste domingo (20), em decorrência de complicações de um câncer, ganhou homenagens especiais pelo Dia do Amigo. O apresentador Gominho, que chegou a pausar seus trabalhos para acompanhar a artista durante o tratamento, se emocionou ao falar sobre a amiga.
“Ela não é só minha amiga. Ela é minha mãe, irmã, família e inspiração pra toda uma vida! Viver com Preta Gil é andar com um clarão de luz que ilumina o mundo! Bendito aqueles que se deixarem levar por essa força da natureza! Uma Deusa mulher! Eu te amo no lugar mais límpido e vivo do meu coração e ser!!”, escreveu.
A atriz Carolina Dieckmann, uma das melhores amigas de Preta, também fez questão de declarar o seu amor: “A amizade em uma imagem. Você vê duas pessoas, mas na verdade é uma casa, e eu moro aqui. Preta, é meu colo e quem também é a dona do meu. Preta é a tradução mais bonita disso; e a nossa irmandade é transbordamento. Juntas, hoje muito, e sempre, sempre, até além. Te amo; e tanto q nem cabe na palavra.”
Notícias relacionadas:
Luto: Preta Gil morre aos 50 anos nos Estados Unidos
Preta Gil ganhou homenagens especiais no Dia do Amigo; veja
ECAD lamenta a morte de Preta Gil: “Autenticidade, coragem e defesa da diversidade”