Lula divulga nota de apoio a ministros do STF após EUA suspenderem vistos

Lula divulga nota de apoio a ministros do STF após EUA suspenderem vistos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia e Agência Brasil

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 19/07/2025 às 10:40 / Leia em 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota de apoio, neste sábado (19), aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), após os Estados Unidos anunciarem a suspensão de vistos de alguns ministros. Em nota, o presidente classificou a ação como “arbitrária”.

Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos. A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações“, iniciou.

O presidente voltou a ressaltar que as ações do governo dos EUA não vão afetar as decisões no judiciário brasileiro. “Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, finalizou.

 

Suspensão de vistos

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) que determinou a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e “aliados na Corte”.

A medida foi anunciada horas após o ex-presidente Jair Bolsonaro ser alvo de uma operação da Policia Federal (PF), que realizou buscas e apreensões e determinou a utilização de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno entre 19h e 6h.

Rubio escreveu que Moraes tem perseguido Bolsonaro e promovido censura. “A política de caça às bruxas de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura que viola os direitos dos brasileiros e também atinge os americanos. Ordenei a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados na corte, e seus familiares, de forma imediata”, declarou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia