O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18), por meio das redes sociais, a revogação dos vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de seus familiares próximos e de aliados da Corte.
A medida, segundo Rubio, seria uma resposta à condução do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em publicação, ele classificou como “caça às bruxas política” a decisão do STF que impôs o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente, além da proibição de acesso às redes sociais.
“A perseguição política do ministro Alexandre de Moraes criou um complexo de censura que viola direitos básicos dos brasileiros e atinge até americanos. Por isso, determinei a revogação imediata dos vistos dele, de seus aliados na Corte e de seus familiares”, declarou Rubio.

Foto: Reprodução/Redes sociais
O secretário também citou o presidente Donald Trump, afirmando que o governo norte-americano “responsabilizará estrangeiros por qualquer tipo de censura à liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos”.
A decisão gera um novo capítulo nas tensões diplomáticas entre os governos de Lula e Trump, que vêm se intensificando após o republicano impor tarifas de 50% a produtos brasileiros e abrir uma investigação comercial contra o país.