A capital baiana deu início, nesta quinta-feira (17), ao Circuito Mulheres Negras em Movimento, projeto que celebra o protagonismo e a força do feminino negro por meio de uma programação cultural descentralizada. A iniciativa, lançada no Polo de Economia Criativa (Doca 1), no Comércio, foi conduzida pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pela secretária municipal da Reparação, Isaura Genoveva.
Com mais de 100 artistas envolvidas, o circuito promoverá dez dias de atividades gratuitas em diversos bairros da cidade, como Cajazeiras, Bonfim, Ribeira, Subúrbio, Novo Horizonte e Águas Claras. A agenda inclui apresentações artísticas, rodas de conversa, feiras de empreendedorismo, oficinas, teatro, exibição de filmes, capoeira feminina, shows e homenagens — sempre com foco na valorização da mulher negra.

Salvador lança circuito dedicado à arte, cultura e empreendedorismo feminino negro
A ação integra as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), além do Dia Nacional de Tereza de Benguela e do Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador.
O encerramento do circuito acontecerá no dia 27 de julho, na Praça Maria Felipa, com feira de empreendedoras, espaço de bem-estar, atividades infantis, show de Larissa Luz e abertura do Balé Folclórico da Bahia. Nesta data, todos os equipamentos culturais administrados pela Secult terão entrada gratuita.
A programação completa está disponível no site www.salvadordabahia.com.