O Festival Sabores de Itacaré, um dos maiores eventos gastronômicos da Bahia, está de volta ao calendário após um ano de pausa. Em sua 11ª edição, o evento, em 2025, será realizado em duas etapas: a primeira acontece nos próprios estabelecimentos participantes, entre os dias 15 e 23 de outubro, e a segunda, com a tradicional Feira Gastronômica e a Cozinha Show, será entre os dias 24 e 26 do mesmo mês.
Com curadoria do chef baiano Júnior França, o evento reunirá grandes nomes da gastronomia local e nacional em aulas-show, menus exclusivos, feira de produtos, oficinas e atrações musicais. A novidade desta edição é a mudança de local: a programação presencial será transferida da Praça São Miguel para a Praça da Mangueira, atendendo a uma demanda do público e do trade turístico, como hotéis, bares, restaurantes, agências e comerciantes, que movimentam grande parte da economia local.
Situada na Costa do Cacau, a cerca de 250 km de Salvador, Itacaré é um destino turístico completo, com praias paradisíacas, trilhas na Mata Atlântica, turismo de aventura, patrimônio histórico, cultura viva e culinária rica.
Segundo o secretário de Turismo, Marcos Souza, a expectativa é de um impacto positivo significativo na economia local. “A geração de renda direta e indireta é a principal linha de crescimento econômico por meio do evento, que se consolida em sua 11ª edição. Esperamos um aumento entre 20% e 30% na taxa de ocupação hoteleira, além de impulsionar as vendas de produtos, artesanato e insumos nos estabelecimentos participantes”, destacou.
Neste ano, o tema central será “Cacau & Chocolate”, explorando a vocação natural da região. Os restaurantes participantes deverão criar ou adaptar receitas em que o cacau ou o chocolate sejam os protagonistas, em entradas, pratos principais, sobremesas ou drinks.
“Já trabalhamos com o tema cacau em outras edições. Desta vez, pensamos inicialmente em chocolate, mas por sua complexidade em pratos salgados, optamos por ampliar para ‘cacau e chocolate’, dando mais liberdade criativa aos chefs”, explicou o curador Júnior França.
Os estabelecimentos interessados em participar deverão se inscrever por meio de chamamento público que será aberto no dia 22 de julho e segue até 1º de agosto. Os selecionados deverão oferecer pratos promocionais dentro do tema durante todo o período do festival.
A programação envolverá gastronomia, cultura e agricultura familiar. As aulas-show continuam sendo um dos principais atrativos, proporcionando ao público contato direto com grandes chefs e degustações. A Feira Gastronômica reunirá pratos elaborados para o evento, produtos locais e artesanato. Oficinas e rodas de conversa também serão realizadas com foco na valorização dos saberes e sabores da região.
Outro pilar do festival é o fortalecimento da agricultura familiar. Pequenos e médios produtores terão espaço para expor e comercializar alimentos naturais e orgânicos, além de participar de ações de capacitação e networking com o setor público e privado. A proposta é impulsionar a sustentabilidade, a preservação ambiental e a segurança alimentar.