Após seis anos, a imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil há 280 anos, volta a ser exposta na basílica que leva o nome do santo, em Salvador. A obra poderá ser visitada até o dia 10 de agosto, sempre das 7h30 às 18h. Durante entrevista coletiva de imprensa, o reitor Basílica Santuário Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes, destacou a importância da figura sagrada para os devotos.
“O povo baiano tem um carinho sobrenatural pelo Senhor do Bonfim. Através da cruz, como um sinal de misericórdia e amor, ele atrai inúmeras pessoas que buscam conforto espiritual e esperança”, ressaltou o religioso.
A partir do próximo dia 1º de agosto, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim vai comemorar os 280 anos da chegada da imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim à capital baiana. O fato, que aconteceu no ano de 1745, representou o cumprimento de uma promessa feita pelo capitão de mar-e-guerra, Teodósio Rodrigues de Faria. Entre os destaques da programação, estão uma missa campal, a Procissão de Velas, a apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da Orquestra Sinfônica da Bahia e o seminário com a participação do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes, e do Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar.
“Celebrar 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim é fazer memória de um acontecimento que favoreceu o surgimento de uma devoção. Se tornou o maior patrimônio de fé cultural de Salvador, da Bahia e, por que não dizer, do Brasil”, destaca Edson Menezes. “A imagem do Senhor do Bonfim é, para todos nós, sinal de paz, sinal de fé, sinal de esperança, sinal de cura, portanto, de atração, como a serpente de bronze que foi apresentada por Moisés no deserto”, completa.
Programação completa do Jubileu do Senhor do Bonfim:
1º de agosto
17h
Desembarque da Imagem na Praia da Penha
Do Navio da Marinha do Brasil (fazendo memória da sua chegada no dia 18 de abril de 1745)
18h
Procissão de velas – a Imagem segue em procissão até a Colina Sagrada, repetindo o trajeto feito em 1754.
8 de agosto
18h
Apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da Orquestra Sinfônica da Bahia
Local: Basílica Santuário Senhor do Bonfim.
9 de agosto
9h às 11h
Seminário: 280 anos da chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia – Perpetuação da Devoção.
Palestrantes: Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; e Dom Américo Manuel Alves Aguiar, Cardeal de Setúbal, em Portugal
Local: Auditório Dom Geraldo Majella
Cúria Arquidiocesana Salvador.
10 de agosto
7h30
Missa Campal presidida pelo Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar, e cocelebrada pelo Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha
Local: Colina Sagrada.