O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quinta-feira (10) à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para o país.
Durante entrevista à TV Record, Lula criticou o anúncio feito por meio de rede social e afirmou que o Brasil responderá, se necessário, com base na Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso Nacional.
“Vamos tentar negociar. Mas, se não houver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele”, declarou o presidente.
Lula também criticou as declarações de Trump sobre a Justiça brasileira, que foram incluídas no comunicado oficial. “Eles têm que respeitar a Justiça brasileira como eu respeito a americana. Se o que Trump fez no Capitólio tivesse acontecido aqui, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro”, afirmou, defendendo a autonomia do Judiciário.
Lula também informou que será criado um comitê para acompanhar os desdobramentos do caso, com participação de empresários brasileiros e representantes do setor exportador.