Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

AFP

Publicado em 09/07/2025 às 17:48 / Leia em 3 minutos

O ex-presidente dos Estados Unidos e atual ocupante da Casa Branca, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9) uma carta oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras destinadas ao mercado americano. A medida entrará em vigor a partir de 1º de agosto.

Na correspondência, Trump critica duramente o Supremo Tribunal Federal (STF) e menciona o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos motivos para a nova política tarifária. O republicano acusa o Brasil de promover “ataques contra eleições livres” e de violar a liberdade de expressão de empresas americanas.

“Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro)”, escreveu Trump.

Segundo o documento, a nova tarifa será aplicada “sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes”. Produtos como aço e alumínio, já sujeitos a tarifas similares, estão entre os mais impactados. Trump também alertou que quaisquer tentativas de transbordo — envio via outros países para evitar a taxa — serão monitoradas e penalizadas.

O republicano classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “vergonha internacional” e disse que se trata de uma “Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE”. A carta, redigida em tom crítico, também aponta que as relações comerciais entre os dois países são “injustas” e que o Brasil impõe barreiras tarifárias e não tarifárias “há muitos anos”.

Trump afirmou que o valor de 50% ainda seria inferior ao necessário para equilibrar a balança comercial e disse que tarifas adicionais poderão ser consideradas se o Brasil reagir com retaliações. Por outro lado, sugeriu que o imposto poderá ser revisto caso empresas brasileiras invistam na produção dentro dos Estados Unidos ou se o país eliminar barreiras comerciais.

O presidente americano também anunciou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, mecanismo que permite retaliações unilaterais a práticas consideradas desleais.

A Casa Branca ainda não comentou oficialmente sobre possíveis tratativas diplomáticas com o Brasil em resposta à medida. O governo brasileiro, até o momento, também não se pronunciou sobre a carta. A íntegra do documento foi divulgada por assessores ligados ao ex-presidente americano.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia