A jovem Victória de Oliveira Malvar, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio São Paulo, em Salvador, segue acumulando conquistas no universo das olimpíadas científicas. Depois de garantir a medalha de ouro na 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), agora a estudante brilha mais uma vez: foi premiada com medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), tornando-se um dos grandes nomes da edição 2025 da competição.
Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA tem como objetivo despertar o interesse de estudantes de todo o país por Astronomia, Astronáutica e áreas correlatas da ciência. E o resultado da edição deste ano reforça o talento baiano: além da conquista de Victória, o Colégio São Paulo comemora um desempenho expressivo com 14 medalhas no total – 1 ouro, 10 pratas e 3 bronzes.
“É gratificante para nós vermos os nossos estudantes ganhando reconhecimento e se destacando em olimpíadas de nível nacional. Isso reafirma o nosso compromisso com uma educação sólida e comprometida com o futuro”, destacou a professora Maria do Socorro, diretora do Colégio São Paulo.
A trajetória de Victória é mais uma prova da importância das olimpíadas científicas no desenvolvimento de jovens talentos e no fortalecimento da educação de excelência. Com dedicação, incentivo e apoio, a Bahia segue revelando nomes promissores para o futuro da ciência.