Após os dois atolamentos de aviões registrados no último mês de junho, a Agência Nacional de Aviação Civil divulgou uma medida que impõe limitações ao número de passageiros por voo e proíbe as companhias aéreas de aumentar operações no Aeroporto de Fernando de Noronha. A restrição é válida até o próximo dia 15 de agosto.
Entre as medidas implementadas pela Anac, estão o congelamento da quantidade de voos autorizados; a limitação de operações simultâneas; e a redução do “parâmetro de resistência” do asfalto, para limitar o peso dos aviões que operam no aeroporto.
Entenda a situação
Um avião da Gol ficou preso no pátio do Aeroporto de Fernando de Noronha no último dia 29 de junho, após o asfalto ceder durante o taxiamento. O voo seguiria para São Paulo com mais de 100 passageiros, que precisaram desembarcar. Ninguém se feriu. Antes disso, no dia 22, um jato da Azul enfrentou o mesmo problema. Funcionários da concessionária Dix Aeroportos removeram parte do asfalto para liberar a aeronave, que foi inspecionada e liberada para seguir viagem.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, a área onde houve o afundamento ainda não passou por obras. As melhorias estão previstas para começar em 15 de julho, após o fim do período de chuvas na região.