Brics deve ampliar fundo alternativo ao FMI; Lula critica austeridade da medida

Brics deve ampliar fundo alternativo ao FMI; Lula critica austeridade da medida

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Warner

Publicado em 05/07/2025 às 15:31 / Leia em 2 minutos

O Arranjo Contingente de Reservas, um mecanismo criado pelo Brics como alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em caso de crises financeiras, poderá ter sua primeira ampliação.

O Arranjo Contingente de Reservas — conhecido pela sigla em inglês CRA (Contingent Reserve Arrangement) — foi anunciado em 2014 como um suporte financeiro aos países do Brics em situações de falta de liquidez ou de crise no balanço de pagamentos.

  • Em evento do Brics, Lula defende comércio multilateral contra protecionismo
  • E,os Unidos como principal cotista e costuma impor duras condicionalidades para quem precisa de empréstimos.

Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou medidas de austeridade fiscal e disse que elas não deram certo em nenhum lugar do mundo.

Segundo comunicado publicado pelo Hamas, o grupo está “totalmente preparado para iniciar imediatamente uma nova rodada de negociações” sobre a implementação do acordo. Ainda não há data definida para o início da trégua.

Na última terça-feira (1º), Donald Trump declarou em suas redes sociais que Israel havia concordado com os termos propostos. “Espero, para o bem do Oriente Médio, que o Hamas aceite este acordo, porque a situação não vai melhorar — só vai piorar”, escreveu o ex-presidente dos EUA.

O conflito em Gaza começou em 7 de outubro de 2023, após o ataque do Hamas ao território israelense.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia