O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras. Prates foi comunicado pessoalmente por Lula, nesta terça-feira (14), e se despediu de seus diretores
À equipe, o gestor comunicou que Magda Chambriard deve ser a nova presidente da Petrobras. Ela foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff.
As informações são da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Desde que Prates anunciou uma postura mais cautelosa em relação aos dividendos, e em seguida o excedente que poderia ir para pagamentos extraordinários ser colocado na reserva de capital, a companhia vinha sofrendo na bolsa. No último balanço divulgado, a empresa anunciou a distribuição de R$ 13,45 bilhões em dividendos. As ações foram negociadas em queda de 2% no pregão desta terça-feira.
Prates assumiu o comando da empresa no início do governo Lula e entregou, em 2023, o segundo melhor resultado da história da estatal. A substituição de Prates se dá quase depois o auge da crise que o indispôs com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Na interpretação de conselheiros e executivos, a ida de Magda para a estatal representa uma vitória da linha intervencionista do governo sobre a empresa no momento em que o presidente Lula pressiona a petroleira a licitar e acelerar obras polêmicas como o Comperj e a Refinaria Abreu e Lima.