Duas turistas, de 67 e 68 anos, morreram, nesta quinta-feira (3), após serem atacadas por uma elefanta durante um safári no Parque Nacional South Luangwa, na Zâmbia.
As vítimas eram naturais do Reino Unido e da Nova Zelândia, de acordo com informações confirmadas pelas autoridades locais.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o animal estava acompanhado de um filhote, o que pode ter motivado a reação agressiva.
De acordo com relatos da imprensa zambiana, guias que acompanhavam o grupo tentaram conter a elefanta com disparos, mas mesmo ferida, ela conseguiu atingir as duas mulheres, que morreram no local.
O comportamento defensivo de elefantas com crias é conhecido por especialistas em vida selvagem, especialmente quando percebem a presença humana como ameaça. Situações parecidas já ocorreram no país africano.
Nos últimos 12 meses, outros dois incidentes fatais envolvendo turistas e elefantes foram registrados em safáris na Zâmbia. Ambos os casos envolveram cidadãs norte-americanas.
O Parque South Luangwa, onde o ataque mais recente aconteceu, é uma das áreas de conservação mais visitadas do país e abriga grande diversidade de animais selvagens, incluindo leopardos, leões, hipopótamos e elefantes.