Copa Airlines retoma voos diretos entre Salvador e Panamá a partir de janeiro de 2026

Copa Airlines retoma voos diretos entre Salvador e Panamá a partir de janeiro de 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

@aviation.photography9 @salvadorbahiaairport

Publicado em 03/07/2025 às 14:19 / Leia em 4 minutos

Nova rota internacional retoma operação encerrada na pandemia e posiciona Salvador como porta de entrada do afroturismo nas Américas.

A capital baiana está novamente conectada diretamente ao Panamá. A Copa Airlines, uma das maiores companhias aéreas da América Latina, anunciou nesta quinta-feira (3) o retorno da sua operação em Salvador. Serão quatro voos semanais entre o Salvador Bahia Airport e o Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, principal hub internacional da empresa. A nova rota abre acesso a mais de 88 destinos em 32 países das Américas do Sul, Central, do Norte e Caribe, incluindo os Estados Unidos.

O primeiro voo está marcado para o dia 7 de janeiro de 2026 e será operado por aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para 160 passageiros. O voo com origem na Cidade do Panamá partirá às 16h03 (horário local), com chegada ao Aeroporto de Salvador à 0h30. O voo de retorno será realizado às segundas, terças, quintas e sábados, com saída às 1h30 (horário local) e chegada ao Panamá às 6h45 (horário local). 

A rota já havia funcionado entre 2018 e 2020, sendo interrompida por conta da pandemia. Salvador será o único destino da Copa Airlines no Nordeste brasileiro.

Durante o anúncio, realizado no Aeroporto de Salvador, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, celebrou a conquista: “Para qualquer cidade brasileira esses voos seriam importantes, mas, para Salvador, ele é essencial. Somos referência mundial em afroturismo, e com esse voo nos conectamos diretamente ao Caribe, à África e aos Estados Unidos, onde há um mercado forte para essa identidade. Salvador mostra ao mundo quem é.”

Ana Paula também destacou o impacto direto para os baianos. Segundo ela, cerca de 80 mil pessoas saem da Bahia anualmente rumo a outros estados apenas para fazer conexão internacional. “Agora, esses baianos vão voar direto de Salvador. Podem até fazer um ‘stopover’ no Panamá, antes de seguir viagem para destinos como Costa Rica, Canadá, México ou os EUA”, completou.

Salvador volta a se conectar diretamente ao Panamá com voos da Copa Airlines e amplia acesso a mais de 80 destinos nas Américas

Disputa acirrada e atuação estratégica da Prefeitura

O retorno da operação foi resultado de uma articulação direta da Prefeitura, que disputava a rota com outras capitais do Nordeste, como o Recife. Em 2024, uma comitiva da Secult foi ao Panamá apresentar os potenciais da capital baiana aos diretores da Copa Airlines. Em maio deste ano, a própria Ana Paula Matos esteve com o CEO da companhia, Pedro Heilbron.

“Mostramos o plano de desenvolvimento turístico da cidade, tratamos da possibilidade de incentivos e apresentamos nosso comprometimento com a comunicação. O trade turístico também teve papel fundamental, oferecendo tarifas especiais para acolher os trabalhadores da empresa. Essa é uma vitória construída a muitas mãos”, afirmou.

A executiva também destacou os investimentos recentes na infraestrutura turística da cidade, como a criação da Casa das Histórias e da Galeria Mercado, o apoio ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a requalificação da orla, o novo Centro de Convenções e a campanha Salvador Capital Afro.

Repercussão nacional

A cerimônia de anúncio contou com a presença de autoridades como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que reforçou a parceria com Salvador: “Estamos unindo inteligência de dados, inovação e infraestrutura para fortalecer a capital baiana como destino internacional. As cidades são protagonistas no turismo”, disse.

Raphael de Lucca, Country Manager Brasil da Copa Airlines, também destacou a importância estratégica da rota:
“Essa é uma operação que impacta não só o turismo, mas também o comércio. O Panamá acaba de se tornar Estado Associado ao Mercosul, e Salvador se insere nesse novo contexto de integração econômica.”

Além da vice-prefeita e do presidente da Embratur, também participaram do evento a gerente de operações do Salvador Bahia Airport, Marcia Lopes; o supervisor de transportes aéreos da Embratur, Maurício Mascarenhas; e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia