O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta quinta-feira (3) com a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, em Buenos Aires.
A visita foi autorizada pela Justiça da Argentina, já que Cristina cumpre prisão domiciliar após condenação por corrupção.
O encontro acontece no mesmo dia em que Lula participa da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, mas, segundo a agenda oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, não está previsto um encontro com o atual presidente do país, Javier Milei.
Em publicação anterior nas redes sociais, Lula expressou solidariedade a Kirchner e elogiou a forma como ela vem lidando com o processo judicial. “Demonstrei meu apoio e admiração pela maneira serena e determinada com que Cristina enfrenta essa situação”, escreveu o presidente.
Essa é a primeira viagem de Lula à Argentina desde a posse de Milei, em dezembro de 2023. Durante a campanha, o presidente argentino fez críticas públicas a Lula e ao PT. Em 2024, ao visitar o Brasil, Milei se reuniu apenas com o ex-presidente Jair Bolsonaro.