Durante a concentração do cortejo cívico do 2 de Julho, na manhã desta quarta-feira (2), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas celebrações da data, que marca os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia.
Rodrigues também falou sobre o envio ao Congresso Nacional o projeto de lei que propõe tornar o 2 de Julho parte do calendário nacional.
“A alegria é dupla hoje, porque nós temos aqui na Bahia, desde ontem à noite, o presidente Lula. Ou seja, o presidente vem reconhecer com sua presença o 2 de Julho como data magna na independência do Brasil na Bahia”, disse Jerônimo.
O governador lembrou que a proposta foi um compromisso firmado pelo presidente no ano passado: “Além disso, ano passado ele se comprometeu que enviaria para o Congresso um projeto de lei para transformar o 2 de Julho na data nacional, e assim enviou. Ontem ele enviou. E eu espero, já que começa pela Câmara, depois vai para o Senado, para transformar de fato o 2 de Julho na data nacional. É uma expectativa muito grande”.
Jerônimo comentou, ainda, sobre o simbolismo da celebração e ressaltou o protagonismo da Bahia no processo de independência do país. “A Bahia é o coração da independência, e isso não se trata de fazer disputa com nenhum estado. O desejo é que, realmente, o Brasil entenda isso, cada luta. Os heróis nossos não são os portugueses, são os brasileiros”.