Durante os festejos do 2 de Julho, nesta quarta-feira (2), em Salvador, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, falou ao Alô Alô Bahia sobre a importância de manter a festa conectada com o povo baiano, especialmente com os mais jovens.
Guerreiro, que participa da organização da celebração pelo 13º ano consecutivo, ressaltou que a renovação constante é essencial para garantir a força e o futuro do evento.
“Olha, é um trabalho emocionante, porque eu sou apaixonado pela festa, né, o 13º ano que eu estou presidente da Fundação fazendo, e cada ano é uma novidade, cada ano a gente inventa coisas novas, muda o tema, muda a roupa do caboclo, inventa coisa”, afirmou.
Ele também destacou o crescimento do evento ao longo dos anos e a importância de fazer com que a festa alcance novos públicos: “É uma festa que cresce muito, e cada vez mais está chegando no povo da Bahia. Eu acho que é uma festa que precisa chegar principalmente nos jovens, e a gente está fazendo um trabalho grande”.
Guerreiro ainda reforçou que o envolvimento da juventude é decisivo para a permanência da celebração ao longo do tempo: “Se você não tem um jovem perpetuando, não adianta”.
O 2 de Julho celebra a consolidação da Independência do Brasil, com a expulsão das tropas portuguesas da Bahia em 1823. Em Salvador, a programação inclui cortejo cívico-cultural, homenagens aos heróis da luta e diversas atividades ao longo da semana.