Celebrando o legado musical consolidado pelo Mestre Neguinho do Samba e o papel do samba reggae como símbolo de resistência, pertencimento e afirmação da cultura negra baiana, a Roda de Samba Reggae, projeto criado pela cantora e compositora baiana Marcia Castro, vai desembarcar no Canadá. As apresentações acontecem entre os dias 5 e 8 de junho, no Toronto International Samba Reggae Festival, evento que destaca os ritmos afro brasileiros e a riqueza cultural da Bahia.
O festival faz parte da programação oficial do Lulaworld Festival, tradicional evento de música global em Toronto, e marca um momento importante de visibilidade para a música afro-baiana no cenário internacional. A programação também inclui oficinas de percussão, um grande desfile pelas ruas de Toronto e rodas de conversa sobre samba reggae e sua importância histórica e social, conectando artistas do Brasil, Canadá e Estados Unidos. O cantor e compositor Pierre Onassis e a percussionista Leninha Oliveira também estarão presentes no evento.
No repertório da Roda de Samba Reggae, Marcia faz uma verdadeira homenagem aos grupos e artistas ícones da música baiana que consagraram o Samba Reggae mundialmente, como os blocos afros Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza, Banda Mel, Banda Reflexu’s, Margareth Menezes e Carlinhos Brown.
“Bebo dessa fonte desde criança, quando escutava as canções no rádio, até me tornar foliã, na adolescência, e formatar minha base artística a partir desse repertório. Fazer a ‘Roda de Samba Reggae’ é resgatar músicas que fazem parte da memória das pessoas que viveram a década de 80. Às vezes, músicas que não são nem tão conhecidas, mas estão ali no nosso inconsciente, sobrevoando as nossas memórias”, ressalta a artista.