Uma frente fria de origem polar deve provocar forte queda nas temperaturas em grande parte do Centro-Sul do Brasil nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão emitiu dois alertas de “perigo” para o declínio acentuado do calor, com possibilidade de mínimas abaixo de 10 °C em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Campo Grande.
A primeira frente fria avança a partir desta terça-feira (28), com potencial de queda de até 5 °C, atingindo inicialmente o Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste. Já entre sexta-feira (31) e o sábado (1º), uma segunda massa de ar polar reforça o frio nessas regiões.
O Inmet classificou os alertas em nível laranja, de perigo, para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, além de pontos do Amazonas e Acre.
Paralelamente, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou para risco de enchentes e alagamentos em cidades como Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul (RS), e em Manaus, Tefé e Parintins (AM), por conta das chuvas que ainda atingem essas áreas.
Entre as capitais mais afetadas, Porto Alegre deve registrar mínima de 9 °C nesta quinta (29), e repetir a marca na próxima segunda (2). Em Curitiba, o frio chega a 5 °C na sexta (30), com máxima prevista de apenas 18 °C. Campo Grande, que terá 22 °C nesta terça, deve amanhecer com 8 °C na quinta. Em São Paulo, os termômetros devem cair para 8 °C na sexta-feira, com máxima de 21 °C.
Apesar da intensidade do frio no Sul e Sudeste, Salvador terá uma semana marcada por instabilidades e aumento de chuvas, mas sem alterações significativas de temperatura.
De acordo com a Defesa Civil da capital baiana (Codesal), uma massa de ar seco manterá o tempo estável em parte dos dias, mas a atuação de áreas de baixa pressão deve provocar chuvas a partir de quarta-feira (29). A cidade deve registrar temperaturas entre 23 °C e 29 °C ao longo da semana.
A previsão indica maior instabilidade entre quinta e sábado, com possibilidade de chuvas moderadas a fortes, principalmente nos dias 29 e 30, quando a chance de precipitação chega a 80%.