Joalheria baiana é selecionada para importante feira internacional em Milão

Joalheria baiana é selecionada para importante feira internacional em Milão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

João Regis

Publicado em 26/05/2025 às 18:41 / Leia em 3 minutos

A Palma Joias, marca soteropolitana criada pela designer e escritora Luísa Alves, foi selecionada para participar da Milano Jewelry Week 2025, um dos eventos mais relevantes da joalheria contemporânea no cenário internacional. Realizado anualmente em outubro, entre os dias 18 e 20, o evento transforma Milão em um centro efervescente de exposições, experiências imersivas e conexões criativas, reunindo talentos de mais de 60 países.

Luísa Alves é a designer por trás da marca | Foto: Cella Figueiredo

A Palma fará parte da exposição Artistar Jewels, que acontece no Palazzo Bovara, em pleno coração da cidade de Milão. Dedicada a criações autorais e inovadoras, essa mostra valoriza o trabalho de novos designers que estão redesenhando os contornos da joalheria contemporânea.

Coleção ‘Sargaço’ por Palma Joias | Foto: João Regis

“Vejo a joalheria como um instrumento de comunicação e é por isso que escolho diariamente construir joias com sotaque baiano. Na Palma, exploramos a poesia da nossa cultura, e esse convite para a Milano Jewelry Week, como uma das designers que representará o Brasil, é uma grande honra e também oportunidade de diversificar as narrativas do que é a joalheria autoral brasileira”, celebra Luísa, feliz em integrar essa seleção.

Coleção ‘Sargaço’ por Palma Joias | Foto: João Regis

O convite à Palma partiu da curadora e jurada brasileira Bianca Zaramella, integrante da comissão internacional do evento. Encantada com a coleção “Sargaço”, inspirada nas algas e pinaúnas da Baía de Todos-os-Santos, Bianca selecionou a marca para representar o Brasil na mostra. A coleção chamou atenção pelo design orgânico e pela narrativa visual potente, que traduz a identidade baiana em forma de joia.

Unindo design contemporâneo e identidade regional, a Palma leva para Milão uma joalheria autoral, feita com tempo, intenção e poesia e com o inconfundível sotaque da Bahia.

Sargaço

A coleção foi lançada em 20 de março, na Casa Recôncavo, no Santo Antônio Além do Carmo. A raiz esquecida do mar da Bahia, inspirada em elementos pouco explorados da Baía de Todos os Santos, como o sargaço, a pinaúna e a uva do mar, inspiraram as criações, que propõem uma nova leitura desses elementos marinhos ao eternizá-los em ouro 18k. O processo criativo contou com pesquisa em comunidades pesqueiras locais, incluindo a parceria com a Aliança Kirimurê, fornecedora de frutos do mar produzidos de forma sustentável para restaurantes de destaque em Salvador, como o grupo Origem. Ao todo, são 21 peças, entre brincos, colares, aneis e pulseiras.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia