Alexandre de Moraes acata pedido da PGR e abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Alexandre de Moraes acata pedido da PGR e abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Alejandro-Zambrana-TSE

Publicado em 26/05/2025 às 17:53 / Leia em 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (26) abrir um inquérito para investigar o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ). O parlamentar é acusado de possíveis crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação e abolição violenta do Estado democrático de Direito.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), comandada por Paulo Gonet, que aponta que Eduardo teria atuado, nos Estados Unidos, para tentar convencer autoridades do governo Donald Trump a aplicar sanções contra o próprio Moraes, ministro relator dos inquéritos que investigam os atos antidemocráticos no Brasil.

Na decisão, Moraes autorizou que o deputado, que está fora do Brasil, preste esclarecimentos por escrito, conforme solicitado pela PGR. “Em virtude de encontrar-se fora do território nacional, defiro a possibilidade de que os esclarecimentos de Eduardo Bolsonaro sejam dados por escrito”, afirmou.

Além de Eduardo, o procurador-geral também quer que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja ouvido no processo. Gonet argumenta que ele deve prestar esclarecimentos “dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”.

O inquérito tem como foco apurar se Eduardo Bolsonaro buscou, no exterior, interferir no andamento de investigações e julgamentos no STF, além de supostamente tentar coagir autoridades brasileiras.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia