No Amapá, Carlinhos Brown celebra raízes africanas do marabaixo: ‘Cultura que cura’

No Amapá, Carlinhos Brown celebra raízes africanas do marabaixo: ‘Cultura que cura’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Reprodução / Instagram

Publicado em 25/05/2025 às 15:45 / Leia em 2 minutos

Carlinhos Brown usou seu perfil do Instagram neste domingo (25), para celebrar o Dia da África de um jeito diferente. Direto do Amapá, o cantor compartilhou um vídeo onde aparece no Marabaixo, manifestação cultural local que é muito parecida com as grandes festas da Bahia.

“Aqui no Amapá, onde celebro o Dia Mundial da África com os pés na terra preta da Amazônia Negra, reconheço no Marabaixo a mesma vibração que pulsa nos tambores da Bahia — resistência que dança, cultura que cura, história que se canta em roda. Os grupos de Batuque Zimba e Sairé do norte do Brasil e o samba Angola e derivações rítmicas baianas são filhos da mesma raiz: a África-mãe que rizoma nossos corpos, que verte espiritualidade e memória nos poros do povo preto”, disse.

Brown seguiu falando sobre ancestralidade e garantiu que a sua visita ao estado foi significativa para estreitar ainda mais os laços que unem Bahia, África e Amapá.

“Bahia, Amapá, África — territórios ligados por um fio invisível de tambor, que costura nossas almas e reafirma: somos feitos de luta, beleza e som. E cada toque de caixa é um chamado — para lembrar de onde viemos e seguir, de cabeça erguida, compondo o amanhã”, finalizou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia