Morre Evanildo Bechara, uma das maiores referências no estudo da língua portuguesa

Morre Evanildo Bechara, uma das maiores referências no estudo da língua portuguesa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Guito Moreto/O Globo

Publicado em 22/05/2025 às 19:11 / Leia em 2 minutos

Morreu nesta quinta-feira (22), aos 97 anos, o professor, gramático e filólogo Evanildo Bechara, um dos nomes mais importantes do estudo da língua portuguesa no Brasil.

A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, segundo informou a Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual era membro desde 2001.

Nascido em Recife, em 1928, Bechara se tornou uma das maiores referências da gramática normativa e da filologia da língua portuguesa. Suas obras formaram gerações de professores, pesquisadores e estudantes.

Entre seus livros mais conhecidos está “Moderna Gramática Portuguesa”, publicado pela primeira vez há 40 anos e que ganhou uma edição comemorativa lançada em janeiro deste ano pela editora Nova Fronteira. A obra é considerada um dos manuais de gramática mais relevantes do idioma, adotado tanto no meio acadêmico quanto nas escolas.

Nos últimos anos, a editora também relançou outras publicações importantes de Bechara, como “Lições de português pela análise sintática”, um clássico usado na formação de professores, e uma edição especial de “Primeiros ensaios sobre língua portuguesa”, seu primeiro trabalho científico.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia