Bahia em cena: Globo exibe Prêmio Sim à Igualdade com talento e cultura do estado em evidência

Bahia em cena: Globo exibe Prêmio Sim à Igualdade com talento e cultura do estado em evidência

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 22/05/2025 às 18:40 / Leia em 4 minutos

A Bahia ocupa posição de destaque na oitava edição do Prêmio Sim À Igualdade Racial, iniciativa que celebra agentes de transformação nas pautas negras e indígenas. Gravado em 7 de maio, no Qualistage, no Rio de Janeiro, o especial com os melhores momentos da premiação será exibido na TV Globo neste domingo (25), logo após o “Fantástico”.

A direção e o roteiro do evento e do programa ficaram a cargo de dois baianos: Gil Alves e Dimas Novais, respectivamente. Com atrações musicais como a artista pop indígena Kaê Guajajara e o rapper Djonga, a premiação promete emocionar e inspirar com histórias individuais e coletivas de impacto.

Idealizado pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), o Prêmio leva à televisão aberta iniciativas que impulsionam a sociedade rumo à ampliação dos direitos das populações negras e originárias. Ao todo, 11 categorias reconhecem pessoas, projetos e organizações com atuação marcante em áreas como cultura, educação e empregabilidade.

“É uma noite de reflexão e exaltação às nossas raízes, um momento de enaltecer quem faz a diferença nesse País e de vislumbrar horizontes de mais esperança com o que está vindo aí”, conta Dimas Novais. Roteirista do Prêmio Sim pela segunda vez, ele também atua como roteirista final do Festival Negritudes Globo, atualmente em sua quarta edição e com chegada prevista em Salvador no próximo dia 24 de julho.

Como pesquisador, Dimas ainda integra a equipe da série “Os Outros”, cuja terceira temporada está em produção. “Em meio a uma onda global de retrocessos, é muito bom estar envolvido em projetos que expressam mensagens de apoio, força e beleza sobre à diversidade dos povos do nosso país”, conclui.

Dimas Novais e a cantora Majur, que sobe ao palco com o Ilê Aiyê | Foto: Divulgação

Entre os elementos culturais em destaque, a Bahia se faz presente de forma simbólica e ancestral. Em uma performance que celebra a perpetuação cultural entre gerações, o Ilê Aiyê sobe ao palco ao lado da cantora Majur, reverenciando o legado do bloco afro. Entre os indicados baianos, estão nomes como o escritor Itamar Vieira Júnior, a liderança indígena Alice Pataxó, a cacica Maria Valdelice (nome indígena Jamopoty Tupinambá), além dos coletivos Batekoo e Acervo da Laje.

“Ao estruturar artisticamente o Prêmio Sim sobre a potência do tema Carisma, procurei evidenciar e enobrecer as trocas culturais, espirituais e ancestrais que permeiam a formação das identidades afro e indígenas.”, diz Gil Alves. Dividindo-se entre temporadas em cidades brasileiras e Nova York, Gil também assina a direção de eventos como o Festival Afropunk Brasil e o Club Renaissance Salvador, que marcou a visita da artista Beyoncé à capital baiana.

Na televisão, a condução do especial fica por conta de Kenya Sade. No palco da premiação, os mestres de cerimônia são os atores David Junior e Zahy Tentehar, com participações especiais de personalidades como a atriz Gi Fernandes, a apresentadora baiana Rita Batista e o criador de conteúdo Raphael Vicente, responsáveis por anunciar os premiados. Também sobem ao palco nomes como Belo, Altay Veloso, Djuena Tikuna, Jota.pê, Sandra Sá, Os Garotin, Dom Filó, Kaê Guajajara, Djonga, Gabz e Maria Preta.

A edição deste ano propõe uma reflexão sobre como o carisma pode ser uma força motriz para transformações sociais. A noite se encerra com uma homenagem ao Norte do país, reunindo os bois Garantido e Caprichoso, Gaby Amarantos, Zaynara e o tradicional Boi de Maracanã, do Maranhão. O especial conta com produção de Valéria Amaral, direção de gênero por Joana Thimóteo e direção geral assinada por Tom Mendes (na foto principal entre os dois). A versão completa do evento, incluindo apresentações, homenagens e discursos, será disponibilizada no canal do YouTube do ID_BR na noite do próprio domingo (25).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia