Na tarde desta quinta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília, foi isolado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após um homem ameaçar explodir uma bomba caseira no local. A ocorrência teve início por volta das 15h30 e o suspeito foi detido cerca de duas horas depois.
A PMDF acionou a Operação Petardo, protocolo específico para casos de ameaça com explosivos. O homem estava acompanhado de uma mulher grávida e duas crianças.
Após mais de uma hora de negociações, os policiais conseguiram retirar as crianças com segurança e, em seguida, imobilizaram o homem. Ele foi contido às 17h38, encaminhado a uma unidade de saúde e, posteriormente, será levado à delegacia.
A mulher e as crianças também foram atendidas em uma unidade de saúde e, segundo a PM, estão em bom estado de saúde.
Durante a ação, o prédio foi evacuado. De acordo com a corporação, o suspeito portava um pacote suspeito e segurava um objeto semelhante a um detonador. O ministro Wellington Dias não estava no local, que será submetido a uma varredura.
Testemunhas relataram que, ao chegar ao ministério, o homem chegou a detonar um artefato de menor porte, semelhante a uma bomba de São João. Um segundo explosivo, ainda sob análise, poderá ser detonado pela equipe especializada. Os policiais informaram que o homem segurava um isqueiro no momento da abordagem.