Operação Gatonet: Neoenergia Coelba remove 36 toneladas de cabos irregulares na Bahia

Operação Gatonet: Neoenergia Coelba remove 36 toneladas de cabos irregulares na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Divulgação/Neoenergia Coelba

Publicado em 22/05/2025 às 16:02 / Leia em 2 minutos

A Neoenergia Coelba removeu mais de 36 toneladas de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular na rede de postes de energia elétrica em 18 cidades da Bahia, entre março e abril deste ano.

A ação faz parte da Operação Gatonet, que busca combater instalações clandestinas e reforçar a segurança da população.

Salvador lidera o ranking, com a retirada de 4,2 toneladas de cabos, seguida por Vitória da Conquista (3,6 toneladas), Feira de Santana (3,4) e Alagoinhas (3,4).

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

Além dos cabos, foram removidos equipamentos como caixas, que contribuem para a poluição visual e oferecem risco de acidentes, como incêndios na rede elétrica.

Intensificamos, ao longo deste ano, as ações de ordenamento dos cabos instalados nos postes da Neoenergia Coelba em todos os municípios baianos. Nessa fase mais recente da Operação Gatonet, executamos 1.380 postes nas 18 cidades contempladas. Essa iniciativa é importante para incentivarmos a regularização das empresas que prestam serviços de telefonia e internet, mas, sobretudo, garantimos mais segurança à população”, afirma Adriana Teodorio, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.

A operação também tem impacto direto na formalização do setor: cerca de 200 empresas de telecomunicações regularizaram suas atividades junto à distribuidora somente em 2025.

A Neoenergia Coelba reforça que o emaranhado de fios nas cidades tem como principal causa as instalações clandestinas, que não seguem normas de segurança e podem provocar acidentes, interrupções de energia e incêndios na rede.

Como saber se o provedor é regularizado

A população pode consultar a lista de provedores autorizados no site da Neoenergia Coelba (clique aqui) e deve evitar contratar serviços de empresas sem autorização para uso dos postes.

As empresas interessadas em se regularizar podem entrar em contato pelo e-mail: atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com.

O compartilhamento da infraestrutura é regulamentado por resoluções conjuntas da Aneel, Anatel e ANP, que exigem das operadoras contrato, apresentação de projeto técnico e cumprimento das normas de segurança.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia