Milhares de pessoas reuniram-se nesta quarta-feira (8) em Marselha, a principal cidade portuária francesa na costa do Mediterrâneo, para receber a tocha olímpica.
A peça foi transportada em um majestoso navio de três mastros que veio da Grécia para a cerimônia localizada no antigo porto da cidade.
Dans le ciel de Marseille, la @PAFofficiel salue la Flamme Olympique qui arrive 🛩️
–
In the sky of Marseille, the @PAFofficiel welcomes the Olympic Flame 🛩️ pic.twitter.com/TGhCkkAeTB— Paris 2024 (@Paris2024) May 8, 2024
Um forte esquema de segurança foi preparado e oito mil policiais participaram da operação. De acordo com as autoridades locais, cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes para recepcionar a tocha.
Ça y est la Flamme Olympique est en France, à @marseille ! 🔥
Oh qu’elle est belle 🤩
–
That’s it, the Olympic Flame is in Marseille, France! 🇫🇷#Paris2024 pic.twitter.com/DHeq20raJU— Paris 2024 (@Paris2024) May 8, 2024
O presidente Emmanuel Macron reuniu-se com os atletas olímpicos franceses que navegaram no navio chamado Belém. “Com a chegada da chama, o país entra nos Jogos”, disse Macron na Marina Olímpica da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Tony Estanguet, que preside o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, disse que o retorno da competição à França foi motivo para uma “celebração fantástica”.
“Como ex-atleta, sei o quanto é importante o início de um evento Por isso escolhemos Marselha, porque é definitivamente uma das cidades mais apaixonadas pelo esporte”, afirmou o presidente e ex-atleta da canoagem olímpica com medalhas de ouro nos Jogos de 2000, 2004 e 2012.
A tocha foi acesa na Grécia no mês passado, antes de ser oficialmente entregue à França. Ela saiu de Atenas a bordo de um navio chamado Belém, utilizado pela primeira vez em 1896, e passou doze dias no mar. Em sua viagem inaugural, a embarcação teve como destino um entreposto comercial localizado na cidade brasileira de Belém, capital do Pará, que deu origem ao nome do veleiro.