Nesta terça-feira (20), a Bahia estará em evidência na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta honraria pública da cultura brasileira. O evento, que marca o retorno da condecoração após cinco anos de interrupção, será realizado no recém-restaurado Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, a partir das 17h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Entre os 111 homenageados e 14 instituições que receberão a comenda, estão nomes emblemáticos da cultura baiana. Serão reconhecidos o cantor, compositor e pesquisador musical Matheus Aleluia, nascido em Cachoeira, no Recôncavo Baiano; Othon Bastos, ator natural de Tucano; o músico Armandinho Macêdo; o artista visual Clóvis Júnior; o ator escritor e diretor Lázaro Ramos; e o cantor, compositor e dramaturgo Elomar.
Além deles, serão reconhecidos in memoriam Mestre Moa do Katendê, educador, capoeirista e símbolo da cultura afro-brasileira; e Harildo Déda, referência das artes cênicas na Bahia, ator, diretor e professor. Entre as entidades celebradas está também o Balé Folclórico da Bahia, única companhia de dança folclórica profissional do Brasil, com reconhecimento internacional.
Além de marcar a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, fechado há uma década, a cerimônia celebra os 40 anos do Ministério da Cultura. A retomada da OMC foi construída com ampla participação popular: mais de 11 mil sugestões foram enviadas pela sociedade civil em consulta pública.
Suspensa desde 2019, a OMC reconhece indivíduos e entidades que contribuíram de forma relevante para a cultura nacional, com distinções em três graus — Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro — refletindo a diversidade das expressões artísticas e culturais do Brasil.
Entre as 111 pessoas e 14 instituições condecoradas, estão ainda nomes como Fernanda Torres, Paula Lavigne, Flora Gil, Preta Gil, Alceu Valença, Alcione, Tony Tornado, Arlindo Cruz, Ary Fontoura, Chitãozinho e Xororó, Chico César, Laura Cardoso, Marcelo Rubens Paiva, Xuxa, Zezé Motta, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Walter Salles, Tony Bellotto, Camila Pitanga, Emicida, Conceição Evaristo, Osmar Prado, Zélia Duncan, Gregório Duvivier, Heloísa Périssé, Liniker, Maria Rita e Mônica Martelli.
Marília Mendonça, Paulo Gustavo, Paulo Leminski e Nicette Bruno também serão condecorados in memoriam.