O Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF) leva o potencial vitivinícola do Sertão à Wine Trade Fair 2025, maior feira B2B do segmento no país, que acontece entre os dias 20 e 22 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Representando as vinícolas do Submédio São Francisco, com destaque especial para os rótulos baianos, o Instituto apresenta um portfólio diverso, tropical e inovador, que vem conquistando apreciadores e profissionais do setor no Brasil e no exterior.
“Temos um clima extremo, praticamos um método inovador de viticultura e produzimos vinhos marcados pela tropicalidade, qualidade e diversidade. São 9 vinícolas responsáveis por 15% da produção nacional de vinhos. E apesar da sua força, o Vale do São Francisco ainda é uma região desconhecida por boa parte do Brasil. Encaramos esse desafio com entusiasmo, pois há muitas oportunidades de crescimento”, afirma José Gualberto de Freitas Almeida, presidente da VINHOVASF.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer cinco vinícolas associadas ao Instituto, incluindo projetos baianos e pernambucanos. O destaque da Bahia vai para a Terranova, vinícola do Grupo Miolo, situada em Casa Nova (BA), que apresenta seus espumantes leves, refrescantes e vibrantes, produzidos pelo método charmat. Entre os rótulos, estarão Terranova Brut, Brut Rosé, Moscatel e Demi-Sec.
Para enriquecer a experiência dos visitantes, será lançado na feira um mapa enoturístico do Vale do São Francisco, com localização das vinícolas, dicas de atrativos naturais, hotéis e restaurantes, incentivando o enoturismo na região.

Vale do São Francisco é responsável por 15% da produção brasileira de vinhos | Foto: Paula Theotonio
Vinhos do Sertão: Bahia e Pernambuco unidas pela uva
As vinícolas da VINHOVASF são responsáveis por 15% da produção nacional de vinhos, com destaque para vinhos finos tranquilos, espumantes, frisantes e sucos. Entre os expositores, estarão ainda:
- Botticelli (PE): vinícola mais antiga da região, fundada em 1986, com destaque para os varietais de Chenin Blanc e Ruby Cabernet, além de espumantes jovens.
- Grupo Verano Brasil (PE): apresenta os vinhos premium da marca Garziera e os descontraídos rótulos da linha Rio Valley.
- Rio Sol (PE): traz seu catálogo completo, com destaque para os lançamentos Gran Reserva Egiodola e Gran Reserva Malbec, com rótulos que homenageiam a fauna local.
A força dos vinhos tropicais da Bahia
O Vale do São Francisco é a única região vitivinícola tropical do mundo a possuir uma Indicação Geográfica de Procedência (IP-VSF), abrangendo municípios da Bahia e Pernambuco. Essa é a primeira IP brasileira fora da região Sul, englobando os municípios baianos de Casa Nova e Curaçá.
Na Bahia, a viticultura se desenvolve em um modelo único, com até duas safras e meia por ano, colheitas escalonadas e vinhos de perfis diversos: dos brancos aromáticos aos tintos estruturados, dos rosés delicados aos espumantes versáteis, com destaque para o frescor, a acidez equilibrada e a expressão das frutas tropicais.
Alguns dos vinhos baianos já certificados com o selo IP-VSF estarão em degustação na Wine Trade Fair, reforçando a autenticidade e a qualidade do terroir tropical da Bahia, hoje cada vez mais presente nas taças do Brasil.