O médium e educador espírita Divaldo Franco, um dos nomes mais respeitados do espiritismo no Brasil, que morreu nesta terça-feira (13), aos 98 anos, em Salvador, recebeu homenagens de personalidades da cultura e da política.
A causa da morte ainda não foi oficialmente divulgada, mas ele enfrentava um câncer na bexiga desde novembro do ano passado.
A cantora Ivete Sangalo lamentou a perda:
“Sua vida dedicada a abrigar, acolher e transformar tantos sem medir quaisquer esforços, sempre com doçura, sabedoria, resiliência e propósito, servirá de exemplo àqueles que, como você, entendem a mensagem da caridade”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Carlinhos Brown também se manifestou nas redes sociais.
“Para sempre, Divaldo. Ele, que já escutava entre os céus e a terra aqueles que buscavam se comunicar… agora mais do que nunca. Podemos recorrê-lo, chamar por ele. Ele nos escuta, em todo o afeto na sua volta para o feto”, publicou o artista ao lado de uma foto com o médium.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, divulgou nota oficial destacando o impacto de Divaldo para a cidade e para o país:
“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Divaldo Franco, um dos maiores líderes espirituais do Brasil e um exemplo de dedicação à caridade, à paz e à promoção da dignidade humana”.
Ver essa foto no Instagram
O ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, também prestou homenagem e reforçou o legado da Mansão do Caminho, obra social criada por Divaldo no bairro de Pau da Lima.
“Para quem não conheceu, vale a pena visitar a Mansão do Caminho. Uma obra grandiosa, onde ele acolheu milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo dignidade, educação e esperança”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
A Federação Espírita Brasileira também se pronunciou nas redes sociais, enaltecendo a trajetória de Divaldo, que durante décadas levou mensagens de paz, espiritualidade e fraternidade a diferentes partes do mundo. Ele também foi idealizador do projeto inter-religioso “Você e a Paz”, que há quase 30 anos promovia encontros de diálogo entre crenças diversas em Salvador.
Ver essa foto no Instagram
“Filho de Feira de Santana, Divaldo Franco levou a luz da nossa Bahia ao mundo e deixou um legado único no espiritismo.” , escreveu o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Filho de Feira de Santana, Divaldo Franco levou a luz da nossa Bahia ao mundo e deixou um legado único no espiritismo. Sua partida se soma à recente despedida do Papa Francisco e de Pepe Mujica – líderes com trajetórias marcadas pelo amor, respeito e cuidado ao próximo. pic.twitter.com/zwqdvGjYPH
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) May 14, 2025
O ex-governador da Bahia e Ministro da Casa Civil, Rui Costa, também lamentou a morte do líder espírita.
“Que Deus receba a alma de Divaldo Franco. O médium, escritor, educador e líder espírita dedicou a existência às causas humanitárias e a busca da paz. Meus sentimentos à família e amigos.”
Que Deus receba a alma de Divaldo Franco. O médium, escritor, educador e líder espírita dedicou a existência às causas humanitárias e a busca da paz. Meus sentimentos à família e amigos. pic.twitter.com/oysE9uXhkb
— Rui Costa (@costa_rui) May 14, 2025