Baiana Rosa Passos será homenageada pela UBC com o Troféu Tradições

Baiana Rosa Passos será homenageada pela UBC com o Troféu Tradições

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do Correio Braziliense

Mirna Módolo

Publicado em 13/05/2025 às 10:02 / Leia em 3 minutos

Nascida em Salvador, a cantora, compositora e violonista Rosa Passos construiu, ao longo de cinco décadas, uma das trajetórias mais admiradas da música brasileira. Desde os primeiros acordes na capital baiana, onde iniciou sua formação artística, Rosa já demonstrava um talento singular, que mais tarde conquistaria não apenas o Brasil, mas também plateias ao redor do mundo.

Radicada em Brasília desde meados dos anos 1970, foi lá que sua carreira ganhou fôlego, ao se apresentar em casas noturnas e conquistar o público com sua voz suave e seu violão. O reconhecimento nacional veio logo depois, com o lançamento de seu primeiro álbum, “Recriação”, aclamado pela crítica.

De lá para cá, Rosa Passos acumulou uma discografia respeitável com 25 álbuns, reverenciando grandes nomes da MPB como Ary Barroso, Djavan, João Bosco e seus conterrâneos Dorival Caymmi e Gilberto Gil. Sua arte ultrapassou fronteiras e levou a baianidade refinada de Rosa aos Estados Unidos, Europa e Japão. O reconhecimento internacional incluiu a outorga do título de Doutora Honoris Causa pela Berklee College of Music, em Boston, um feito raro, reservado a artistas cuja contribuição à música é realmente extraordinária.

No próximo dia 9 de junho, Rosa será homenageada com o Troféu Tradições, concedido pela União Brasileira de Compositores (UBC), em cerimônia no Rio de Janeiro. A premiação celebra artistas cuja obra reflete o legado e a identidade da música brasileira.

“Recebo essa distinção com grande alegria, vinda de uma casa que congrega aqueles que se dedicam ao sagrado ofício da música. Para mim, tem um brilho e um significado especiais. Cantar e compor canções representa a tradição da essência mais pura do que sou”, celebrou a artista ao saber da homenagem.

Na ocasião, ela também brindará o público com um recital especial, interpretando composições autorais e clássicos da bossa nova e de outros mestres que marcaram sua trajetória.

“Rosa Passos tem uma trajetória digna de grandes estrelas. É um dos talentos brasileiros reconhecidos no exterior, com seu estilo único e sua voz encantadora. Para a UBC, é uma honra ter Rosinha como uma das titulares mais ilustres e homenageá-la com o Prêmio Tradições”, declarou Marcelo Castelo Branco, diretor executivo da UBC.

A homenagem também foi celebrada por artistas que a admiram profundamente, como a cantora e diretora da UBC Fernanda Takai. “Ela é uma cantora de afinação impecável, que escolhe seu repertório com sabedoria. Como se não bastasse, ainda compõe e toca um violão magistral. Rosinha, somos todos apaixonados por você”, destacou a mineira.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia