Somente nas segundas! Conheça feijoada feita na panela de barro e servida em uma das comunidades mais antigas de Salvador

Somente nas segundas! Conheça feijoada feita na panela de barro e servida em uma das comunidades mais antigas de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno para o Alô Alô Bahia

Kirk Moreno / @kkmoreno

Publicado em 09/05/2025 às 17:52 / Leia em 3 minutos

Toda segunda-feira, o cheiro de feijoada no fogo a lenha toma conta da Rua Paulo Afonso, no Candeal, em Salvador. O responsável pela movimentação — que já causa até engarrafamentos nas ruas estreitas do bairro — é o mestre de capoeira Rafael Ramos, conhecido carinhosamente como Kabaça. Há mais de dez anos, ele serve uma feijoada feita em panela de barro que se tornou tradição na região e atrai desde vizinhos a turistas, incluindo nomes famosos como o músico Carlinhos Brown – que nasceu e cresceu no local.

Kabaça serve a feijoada na panela de barro há mais de 10 anos.

A receita começou de forma despretensiosa. Há 12 anos, Kabaça passou a cozinhar em encontros informais com amigos, que contribuíam com pequenas quantias em dinheiro para a compra dos ingredientes. O tempero caiu no gosto da comunidade, e a experiência virou negócio.

Hoje, o Bar dú Kabaça funciona exclusivamente no horário do almoço e tem a feijoada como carro-chefe às segundas. O prato, que custa R$ 30 e acompanha arroz, farinha e molho lambão, leva carne fresca, costela, porco defumado, mocotó, calabresa e outras iguarias. A preparação começa cedo, com o mestre acendendo os fogareiros a lenha onde cozinha até quatro panelas de feijão por vez.

Kabaça começou a servir a feijoada de forma despretensiosa.

O restaurante também oferece outros pratos típicos ao longo da semana: cozido às quintas, comida baiana às sextas, rabada e feijoada preta aos sábados, e mocotó aos domingos.

“Foi muita luta para ter este espaço. O Candeal é um lugar muito especial, acho que não existe outro igual. Isso ajuda a atrair as pessoas, junto com a comida, o tempero. A divulgação boca a boca ajuda muito também”, afirma Kabaça, que já participou de um documentário da Netflix sobre gastronomia.

A comunidade do Candeal, onde o restaurante está localizado, é uma das mais antigas de Salvador. Sua história remonta ao final do século XVIII, com a chegada de Josefa Santana, uma mulher negra liberta da Costa do Marfim que veio ao Brasil em 1769 à procura de familiares escravizados.

Comunidade do Candeal Pequeno de Brotas é uma das mais antigas de Salvador.

O Bar dú Kabaça fica na Rua Paulo Afonso, nº 381. A dica para quem pretende experimentar o tempero do mestre de capoeira é chegar cedo e usar transporte por aplicativo.

Fachada do Bar Dú Kabaça.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia