Antes de se tornar o primeiro papa norte-americano da história da Igreja Católica, o então frei Robert Francis Prevost — agora Papa Leão XIV — esteve em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2004. Durante a visita, ele experimentou o tradicional pão de queijo mineiro e participou de celebrações no Colégio Santo Agostinho, escola privada localizada na Zona Sul da capital.
Um registro fotográfico da ocasião voltou a circular nas redes sociais após a eleição do novo pontífice. Na imagem, Prevost aparece com um copo de bebida nas mãos — que, segundo internautas, seria uma cerveja local. A assessoria de imprensa da escola não confirmou o conteúdo do copo, mas reconheceu que o registro faz parte do acervo histórico da instituição e está guardado nos anuários do colégio.
Durante sua passagem por Belo Horizonte, Prevost participou da celebração dos 70 anos do Colégio Santo Agostinho, visitou membros da Ordem de Santo Agostinho e celebrou uma missa. Ele era, à época, um dos representantes da ordem religiosa no continente americano.
A escola compartilhou nas redes sociais uma homenagem ao agora pontífice: “Revivemos com emoção os registros da presença do Papa Leão XIV em muitos momentos marcantes, incluindo o aniversário de 70 anos do Colégio Santo Agostinho e encontros com os nossos freis agostinianos”, publicou a instituição.