O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (8) imagens comoventes dos primeiros momentos do recém-eleito papa Leão XIV na Capela Sistina. O vídeo mostra o cardeal norte-americano Robert Prevost rezando sozinho logo após ser confirmado como o novo líder da Igreja Católica.
O registro, feito logo após a tradicional queima dos votos, mostra Prevost visivelmente emocionado e ajoelhado diante do altar. O vídeo também mostra o Pontífice sendo reverenciado pelos Cardeais, seguindo a tradição do Conclave.
Ver essa foto no Instagram
Com um perfil discreto, Leão XIV é visto como alinhado às diretrizes pastorais de Francisco. Em seu primeiro discurso como pontífice, o novo papa reforçou essa continuidade ao destacar a importância do diálogo, da paz e da construção de pontes. “Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz. Ajudai-nos a construir pontes com o diálogo, o encontro e a caridade”, afirmou.
- Leia também: Prevost é o primeiro papa com cidadania peruana
Compromissos
Em conversa com jornalistas logo após a eleição do novo Pontífice, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, destacou a escolha significativa do nome “Leão”, uma referência direta ao Papa Leão XIII, autor da encíclica Rerum Novarum (1891), marco da doutrina social moderna da Igreja.
Veja quais são os primeiros compromissos de Leão XIV como papa