Saiba quem é Robert Prevost, o primeiro Papa norte-americano

Saiba quem é Robert Prevost, o primeiro Papa norte-americano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Vatican Media

Publicado em 08/05/2025 às 14:40 / Leia em 2 minutos

Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito o novo papa nesta quinta-feira (8), tornando-se o primeiro pontífice da história oriundo dos Estados Unidos, e também o primeiro vindo de uma nação de maioria protestante.

Natural de Chicago, construiu sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru, onde viveu durante os anos 1980 e 1990, enfrentando até o regime autoritário de Alberto Fujimori. “O bispo deve caminhar com seu povo e partilhar suas dores”, disse certa vez em entrevista ao site do Vaticano, sintetizando sua atuação pastoral.

Antes da eleição, Prevost ocupava duas das posições mais estratégicas do Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — responsável pela nomeação de líderes ao redor do mundo — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. De perfil discreto, é considerado um reformista alinhado à agenda de Francisco, com forte formação teológica e domínio do direito canônico.

Ordenado padre em 1982, entrou para a vida religiosa aos 22 anos e foi enviado ao Peru dois anos depois. Tornou-se bispo de Chiclayo em 2014, onde permaneceu por quase uma década. Em 2023, enfrentou denúncias de omissão em casos de abuso sexual por padres locais, que ele encaminhou à Santa Sé após ouvir as vítimas. A diocese nega acobertamento e o Vaticano ainda apura o caso.

Prevost foi elevado a cardeal em 2023 e, menos de dois anos depois, chega ao papado. Apesar das resistências históricas à escolha de um norte-americano, sua trajetória latino-americana, a defesa da justiça social e o estilo pastoral aproximado das comunidades fortaleceram seu nome no Conclave.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia