Na manhã desta quinta-feira (8), um grupo de freiras se confundiu ao ver fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, durante o conclave que elegerá o novo papa. O sinal foi interpretado, erroneamente, como a confirmação da escolha do novo pontífice. No entanto, tratava-se apenas do resquício da fumaça preta emitida minutos antes, ao final da terceira rodada de votação dos cardeais.
A cena foi registrada pela transmissão oficial do Vaticano e gerou comoção na Praça de São Pedro. É possível ouvir gritos de comemoração dos fiéis que acompanham o processo de sucessão papal. Pouco antes, às 6h51 (horário de Brasília), a tradicional fumaça preta já havia indicado que nenhum nome ainda havia alcançado os dois terços dos votos necessários — o equivalente a 89 dos 133 cardeais eleitores.
Ver essa foto no Instagram
A ilusão se formou por volta das 6h59, quando a fumaça escura começou a se dissipar e ganhar coloração esbranquiçada. A mudança de tom, causada pelo processo de queima dos votos, acabou confundindo até o perfil oficial do Vaticano na rede social X (antigo Twitter), que chegou a publicar “fumaça branca”, mas apagou a postagem em seguida.
Até o momento, a Santa Sé não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.
Apesar do equívoco, ainda há expectativa de definição nesta quinta-feira. O conclave prevê mais duas votações ao longo do dia:
-
Por volta de 12h30 (horário de Brasília): quarta votação do conclave. Caso um nome atinja os dois terços dos votos, a fumaça branca será emitida.
-
Por volta de 14h (horário de Brasília): quinta rodada, com anúncio definitivo caso haja consenso entre os cardeais. Em caso de impasse, nova fumaça preta será lançada da chaminé da Capela Sistina.