Fumaça branca no Vaticano confunde freiras e fiéis na Praça de São Pedro

Fumaça branca no Vaticano confunde freiras e fiéis na Praça de São Pedro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Vatican media

Publicado em 08/05/2025 às 10:48 / Leia em 2 minutos

Na manhã desta quinta-feira (8), um grupo de freiras se confundiu ao ver fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, durante o conclave que elegerá o novo papa. O sinal foi interpretado, erroneamente, como a confirmação da escolha do novo pontífice. No entanto, tratava-se apenas do resquício da fumaça preta emitida minutos antes, ao final da terceira rodada de votação dos cardeais.

A cena foi registrada pela transmissão oficial do Vaticano e gerou comoção na Praça de São Pedro. É possível ouvir gritos de comemoração dos fiéis que acompanham o processo de sucessão papal. Pouco antes, às 6h51 (horário de Brasília), a tradicional fumaça preta já havia indicado que nenhum nome ainda havia alcançado os dois terços dos votos necessários — o equivalente a 89 dos 133 cardeais eleitores.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por g1 (@portalg1)

A ilusão se formou por volta das 6h59, quando a fumaça escura começou a se dissipar e ganhar coloração esbranquiçada. A mudança de tom, causada pelo processo de queima dos votos, acabou confundindo até o perfil oficial do Vaticano na rede social X (antigo Twitter), que chegou a publicar “fumaça branca”, mas apagou a postagem em seguida.

Até o momento, a Santa Sé não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.

Apesar do equívoco, ainda há expectativa de definição nesta quinta-feira. O conclave prevê mais duas votações ao longo do dia:

  • Por volta de 12h30 (horário de Brasília): quarta votação do conclave. Caso um nome atinja os dois terços dos votos, a fumaça branca será emitida.

  • Por volta de 14h (horário de Brasília): quinta rodada, com anúncio definitivo caso haja consenso entre os cardeais. Em caso de impasse, nova fumaça preta será lançada da chaminé da Capela Sistina.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia