A primeira sinalização do conclave que elegerá o novo Papa está prevista para ocorrer por volta das 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 7. A informação foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.
Se nenhum candidato for eleito, a fumaça preta sairá pela chaminé da Capela Sistina. Ela é produzida pela queima das cédulas misturadas com perclorato de potássio, antraceno e enxofre. Caso um novo pontífice seja escolhido, a fumaça será branca, resultado da queima das cédulas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio. Neste caso, os sinos do Vaticano também são tocados para reforçar o anúncio.
A partir de quinta-feira, 8, estão previstas duas sessões de votação por dia. As fumaças, sinalizando o andamento do processo, poderão ser vistas nos seguintes horários (de Brasília):
- 5h30 — apenas se for fumaça branca
- 7h
- 12h30 — apenas se for fumaça branca
- 14h
Fumaças antecipadas indicarão a eleição de um novo Papa ainda na primeira ou na segunda sessão do dia.
Início do conclave
As atividades do conclave começaram com a missa Pro eligendo Pontifice, celebrada na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). À tarde, os 133 cardeais eleitores ingressam na Capela Sistina, a partir das 16h30 (11h30 de Brasília), onde participarão de uma catequese conduzida pelo cardeal Raniero Cantalamessa.
Após isso, os cardeais prestam juramento de sigilo e comprometimento com as normas do conclave. A primeira votação tem início em seguida.
Para que um Papa seja eleito, é necessário o apoio de ao menos dois terços dos votantes — neste caso, 89 dos 133 cardeais presentes.