Enquanto no Brasil a BYD já se destaca por ter transformar os outrora onerosos carros elétricos em acessíveis para grande parte da população, na China a montadora leva a inovação para outro nível.
A reportagem do Alô Alô Bahia testou no país asiático dois modelos da divisão de luxo da BYD que chamam atenção por suas tecnologias disruptivas: o superesportivo Yangwang U9 e o SUV de luxo Yangwang U8.
Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, os veículos destacam-se pelas funções de saltar e até flutuar na água.
O Yangwang U9 é o primeiro supercarro da montadora e alcança 1.305 cv de potência com um sistema de quatro motores elétricos. O modelo chama a atenção pela suspensão hidráulica inteligente Disus-X, capaz de controlar individualmente os movimentos verticais, laterais e longitudinais de cada roda.
Essa tecnologia permite que o carro “dance” quando parado, execute saltos em movimento e até circule com apenas três rodas em contato com o solo. Em testes, o U9 demonstrou capacidade de pular sobre obstáculos a 120 km/h e estabilidade impressionante mesmo em curvas fechadas.
Além do desempenho esportivo — com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos —, o U9 traz um design imponente e portas do tipo tesoura com abertura elétrica. Por dentro, oferece três telas digitais, incluindo uma voltada ao entretenimento do passageiro dianteiro.
Continue a nadar
Outro destaque tecnológico é o Yangwang U8, um SUV robusto com mais de 1.000 cv de potência, que combina quatro motores elétricos com um motor a combustão 2.0. Um dos recursos mais impressionantes do modelo é sua capacidade de flutuar sobre a água por até 30 minutos, com velocidade de até 3 km/h.
Durante o teste realizado em Shengzhou, o U8 navegou em uma piscina especialmente montada para a demonstração. O modo “velejar” pode ser ativado em situações de emergência, como enchentes. Ao detectar risco de submersão, o sistema suspende automaticamente o veículo, desliga o motor a combustão, fecha as janelas e ativa circulação interna de ar. O teto solar também se abre como rota de escape.
A experiência a bordo do U8 mostrou que o SUV consegue se mover, girar e até fazer curvas enquanto flutua, sem que a água invada a cabine. A função de navegação não é voltada ao uso recreativo, mas sim à segurança em cenários extremos.
Apesar de já haver unidades dos dois modelos no Brasil para eventos e estudos de mercado, não há previsão de venda oficial. Ambos integram a submarca Yangwang, a mais sofisticada da BYD.
Repórter viajou para a China a convite da BYD