As fortes chuvas que atingem Salvador provocaram a suspensão das aulas presenciais, na manhã desta terça-feira (6), no campus Paralela do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). A decisão foi tomada após a interrupção no fornecimento de energia elétrica na região, uma das mais afetadas pelo temporal. Segundo nota divulgada pela instituição, os estudantes foram orientados a participar das aulas de forma online.
A Neoenergia Coelba informou que o apagão foi causado por um defeito em um equipamento da rede elétrica, identificado ainda durante a madrugada. Equipes técnicas atuaram no reparo, e o serviço foi restabelecido por volta das 7h37, mas um defeito interno no sistema elétrico da unidade de ensino não permitiu que a instituição conseguisse reenergizar todos os prédios a tempo das aulas.
O transtorno ocorreu em meio ao agravamento do cenário meteorológico na capital baiana. Dados da Defesa Civil (Codesal) apontam que, em apenas quatro dias, o bairro de Barro Duro registrou 340 mm de chuva, volume que ultrapassa em 12% a média esperada para todo o mês de maio.
Diante do risco de deslizamentos, seis sirenes de alerta já foram acionadas em comunidades como Alto da Terezinha, Cajazeiras VII e Castelo Branco. Com previsão de mais chuva, outras localidades também podem ser alertadas nas próximas horas. A Codesal mantém todas as equipes em regime de plantão e alerta, diante da continuidade dos temporais e ventos que chegaram a 64 km/h na capital.