Míriam Leitão é eleita para ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras

Míriam Leitão é eleita para ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Reprodução / TV Globo

Publicado em 01/05/2025 às 09:08 / Leia em 2 minutos

A jornalista e escritora Míriam Leitão foi eleita nesta quarta-feira (30) para ocupar a Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), anteriormente ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, falecido em fevereiro deste ano. Ela foi escolhida por 20 dos 34 votos dos acadêmicos.

Míriam recebeu 20 dos 34 votos dos acadêmicos, superando o economista e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, que obteve 14 votos. Com a eleição, Míriam se torna a 12ª mulher a integrar a ABL, sendo a quinta entre os membros atuais da instituição.

A escolha foi celebrada por diversos acadêmicos, incluindo o presidente da ABL, o também jornalista Merval Pereira. “É feminina e feminista. Estamos precisando aumentar nossa representação feminina e Miriam vem em boa hora. Estamos ampliando nossa atuação em vários campos e ela vai ser muito útil”, afirmou.

Quem é Miriam Leitão?

Nascida em Caratinga, interior de Minas Gerais, Miriam Azevedo de Almeida Leitão é jornalista e escritora. Ela iniciou sua trajetória no Espírito Santo e passou por Brasília e São Paulo antes de se estabelecer no Rio de Janeiro.

Com 53 anos de carreira, Miriam é autora de 16 livros e já trabalhou em veículos como o Jornal do Brasil e a TV Globo, onde atua desde 1991. Atualmente, ela é comentarista do Bom Dia Brasil, da GloboNews e da rádio CBN, além de âncora do programa de entrevistas Míriam Leitão GloboNews.

A trajetória da jornalista também é marcada pela resistência política: aos 19 anos, ela foi presa pela ditadura militar enquanto estava grávida, tornando-se uma das jornalistas que simbolizam a luta pela democracia no Brasil.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia