O arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, está no Vaticano participando das Congregações Gerais que antecedem o Conclave, marcado para o próximo dia 7 de maio. O cardeal baiano é um dos 133 eleitores que irão escolher o novo sucessor de Pedro após a morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril.
Desde o sepultamento do pontífice, no dia 26, a Igreja Católica vive o período conhecido como Novendiali, uma série de nove dias de celebrações litúrgicas e encontros entre cardeais. As cerimônias são dedicadas à memória do Papa Francisco, enquanto os cardeais discutem os rumos da Igreja e os desafios do novo pontificado.
Durante esse período, Dom Sergio tem participado ativamente das sessões no Vaticano. “A escolha do novo Papa exige uma profunda responsabilidade espiritual e pastoral, baseada na oração, no diálogo e na escuta da vontade de Deus”, disse o cardeal, ao reforçar o espírito de discernimento que marca o momento.
Ao comentar o legado de Francisco, Dom Sergio destacou o compromisso do pontífice com a simplicidade, a paz, os pobres e as questões socioambientais. “O Papa Francisco nos ensinou muito, não só quando escrevia ou falava, mas pelo seu modo de ser, pela maneira como conduzia celebrações, encontros e iniciativas de fraternidade. Essa herança espiritual certamente será levada adiante”, afirmou.
O cardeal baiano é um dos oito brasileiros com direito a voto no Conclave. Também compõem a delegação nacional os cardeais Odilo Scherer, Orani João Tempesta, Paulo Cezar Costa, Leonardo Steiner, Jaime Spengler, Raymundo Damasceno Assis e João Braz de Aviz.

Foto: Divulgação
Programação Novendiales
Nos dias seguintes ao funeral do Papa, continuam as celebrações dos “Novendiali” em sufrágio do Santo Padre falecido, e cada celebração contará com a presença de diferentes grupos eclesiais, refletindo a universalidade da Igreja e os diversos vínculos do Sumo Pontífice com esses setores.
- 5º dia: quarta-feira, 30 de abril, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício.
- 6º dia: quinta-feira, 1º de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Cúria Romana. A concelebração será presidida pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
- 7º dia: sexta-feira, 2 de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Igrejas Orientais. A concelebração será presidida pelo cardeal Claudio Gugerotti, ex-Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.
- 8º dia: sábado, 3 de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica. A concelebração será presidida pelo cardeal Ángel Fernández Artime, ex-Pro-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
- 9º dia: domingo, 4 de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício.