Outubro de 2026 parece longe para você? Pois não é para Michel Temer. O ex-presidente está se movimentando nos bastidores para dar as cartas da próxima eleição.
O ex-presidente tem trabalhado para unir 5 governadores em uma aliança capaz de enfrentar a polarização entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto, chamado “Movimento Brasil”, visa formar uma candidatura sólida de centro-direita, com nomes como Eduardo Leite, Ratinho Junior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas.
• O ex-presidente tem defendido que, antes de definir o candidato, os partidos de centro-direita devem trabalhar juntos na construção de um programa de governo unificado.
A relevância: Bolsonaro e Lula, ao mesmo tempo em que são as figuras políticas mais populares do país, são também os com maior rejeição — hoje, 55% do país rejeita tanto um quanto o outro.
Uma suposta terceira alternativa, composta por diferentes políticos, poderia pegar uma fatia dos eleitores que votariam em um ou outro por “falta de uma opção com real possibilidade de vitória” — ainda mais envolvendo nomes relevantes, incluindo governadores.
Temer ainda traz na sua tese dois pontos importantes: (i) Bolsonaro estar inelegível até 2030 e (ii) a atual baixa aprovação do governo Lula.
Yes, but: Esse movimento também aconteceu em 2018 e 2022, mas, em ambos os casos, a tentativa de aliança não se materializou — fazendo com que nenhum candidato mais de centro tivesse chance real de vitória.
As informações são da the news.