Grandes áreas da Espanha e de Portugal foram atingidas por um apagão de energia elétrica nesta segunda-feira (28), interrompendo diversos serviços essenciais e causando caos em centros urbanos.
A queda de energia começou por volta das 12h no horário local (7h de Brasília).
A interrupção afetou aeroportos, estações de trem, metrôs e o trânsito em cidades como Madri, Barcelona, Lisboa e Porto. A empresa ferroviária espanhola Renfe suspendeu seus serviços às 12h30, enquanto a operadora de aeroportos Aena acionou geradores para minimizar o impacto nos terminais.
Companhias aéreas relataram atrasos nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Em Lisboa, o tráfego aéreo foi reduzido, e estações de metrô foram evacuadas tanto na capital portuguesa quanto no Porto. Em Madri, a falta de semáforos provocou congestionamentos no centro da cidade.
Segundo a distribuidora portuguesa E-Redes, o apagão foi provocado por um “problema com o sistema elétrico europeu”, o que levou ao corte estratégico de energia para estabilizar a rede. A empresa confirmou que áreas da França também foram afetadas.
A Red Elétrica, operadora do sistema na Espanha, informou que planos de restauração foram ativados em colaboração com outras empresas do setor. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”, informou a companhia em postagem na rede social X (antigo Twitter).
Cerca de 30 minutos depois, a Red Elétrica anunciou o início da recuperação da energia em regiões do norte e do sul da Península Ibérica, explicando que o processo de reenergização ocorre de forma gradual.
Até o momento, as autoridades espanholas e portuguesas investigam a causa do apagão. Segundo o jornal “El País”, ainda não há uma explicação oficial, mas nenhuma hipótese foi descartada, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético.