O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave, a votação dos cardeais da Igreja Católica para eleger um novo papa, terá início no dia 7 de maio.
A decisão foi tomada durante a quinta reunião da Congregação Geral, encontro reservado dos cardeais, realizado também nesta segunda-feira. Segundo o Vaticano, cerca de 180 cardeais participaram da congregação, dos quais pouco mais de 100 estão aptos a votar no conclave.
Entre as medidas aprovadas, está o fechamento da Capela Sistina para o público, a fim de que o local comece a ser preparado para a votação.
O conclave começará após o término do período de luto conhecido como Novendiales, que dura nove dias após a morte do papa Francisco, sepultado no último sábado (26).
Apesar da data para o início do conclave estar definida, ainda não há previsão de quando a Igreja Católica terá um novo líder. Isso ocorre porque a eleição só se encerra quando um candidato atinge dois terços dos votos dos cardeais eleitores.

Capela Sistina ficará fechada por tempo indeterminado | Foto: Alessandra Tarantino/AP
Historicamente, conclaves podem ser rápidos ou prolongados: os dois mais recentes, em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. No entanto, há precedentes de votações que se estenderam por períodos muito maiores.Oo mais longo da história durou cerca de dois anos.
Durante o conclave, os cardeais ficam isolados dentro do Vaticano, em uma área chamada “zona de conclave”, e juram manter absoluto sigilo sobre o processo. As sessões de votação ocorrerão dentro da Capela Sistina.
Ao todo, 133 cardeais participarão desta eleição, tornando o conclave mais “global” do que o anterior. Sete cardeais brasileiros estão entre os eleitores, incluindo Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador. Saiba quem são eles:
- Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos
- Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos
A preparação da Capela Sistina já começou. Além de ajustes internos, uma das tarefas principais é a instalação da chaminé onde serão queimadas as cédulas das votações, de onde sairá a tradicional fumaça indicando os resultados parciais. Visitantes que conseguiram acessar a Capela Sistina no domingo (27) consideraram-se privilegiados, já que, com o início do conclave, o local permanecerá fechado ao público por tempo indeterminado.