Empreendedora transforma pele de tilápia descartada por feirantes em artesanato na Bahia

Empreendedora transforma pele de tilápia descartada por feirantes em artesanato na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 25/04/2025 às 11:16 / Leia em 2 minutos

A pele de tilápia que antes era descartada por feirantes na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, ganhou um novo destino nas mãos da artesã Regina Soares. À frente do projeto Ecotilápia, ela transforma o material em peças artesanais no ateliê montado em sua própria casa. Entre os itens produzidos estão bolsas, chaveiros, bloquinhos e até artigos de decoração, que custam a partir de R$ 5. As informações são do site ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

Criado em 2012, o projeto nasceu após o contato da empreendedora com a prática em um curso realizado em Piranhas, no estado de Alagoas. Nesse período, Soares passou a investir no estudo sobre iniciativas que unissem a sustentabilidade à geração de renda dentro da sua realidade. Ela ainda ressalta a importância da iniciativa para lidar com seu diagnóstico de depressão e síndrome do pânico.

Regina Soares

Regina diz que o faturamento depende da quantidade de encomendas no mês e da venda dos produtos nos eventos em que participa no decorrer do ano. Além da produção das peças, a artesã tem investido na elaboração de projetos voltados para o ensino da técnica em instituições públicas e privadas.

“Não tenho uma renda fixa. Tem mês que consigo vender R$ 3 mil, em outros meses vendo menos ou mais”, afirma.

Por meio da aprovação em um edital, a artesã já ministrou oficinas de ensino da técnica em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na cidade de Paulo Afonso (BA). “Nas oficinas, vejo que tem mulheres, jovens em busca de uma oportunidade e acredito que contribuo com a proposta sustentável do Ecotilápia para geração de renda”, acrescenta.

Bolsa em macramê e detalhes de couro de tilápia feita pela artesã

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia