O Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador, terá, neste domingo (27), uma programação especial de missas ao longo do dia em homenagem ao sétimo dia da morte do Papa Francisco.
A principal cerimônia será às 8h30, conduzida pelo reitor do santuário, frei Ícaro Rocha, com presença de Maria Rita Pontes, sobrinha da santa baiana e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Também haverá celebrações às 7h, 12h e 16h.
As homenagens ao pontífice, que morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, seguem a tradição católica do Novendiali, período de nove dias de oração em sufrágio do papa. “Essa celebração tem um significado ainda mais especial, pois somos gratos a Francisco pela canonização de Irmã Dulce”, afirmou frei Ícaro.

Foto: Divulgação/Obras Sociais Irmã Dulce
Foi o próprio Papa Francisco quem oficializou a santidade da santa baiana em outubro de 2019, tornando Irmã Dulce a primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada.
A cerimônia no Vaticano reuniu cerca de 50 mil pessoas e marcou uma das canonizações mais rápidas da história moderna da Igreja, apenas 27 anos após sua morte.
Na ocasião, o pontífice destacou o papel das freiras canonizadas, entre elas Irmã Dulce, como exemplos de dedicação nas periferias do mundo. “Mostraram que a vida religiosa é um caminho de amor”, disse Francisco.