Lula afirma que irá disputar reeleição em 2026

Lula afirma que irá disputar reeleição em 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Ricardo Stuckert

Publicado em 24/04/2025 às 09:08 / Leia em 2 minutos

Durante jantar com líderes partidários da Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende concorrer à reeleição em 2026. Aos 79 anos, Lula declarou estar com “muito vigor” e usou o termo “candidatíssimo” ao se referir à disputa, segundo relatos de parlamentares presentes.

O encontro ocorreu na noite de quarta-feira (23), com presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e de mais de 20 líderes partidários. A reunião durou cerca de duas horas e meia e faz parte de um esforço do presidente para estreitar relações com o Legislativo, repetindo o formato de um jantar anterior com senadores.

A fala sobre 2026 foi feita de forma informal, antes mesmo do início da reunião, em uma roda de conversa entre os líderes. Lula também abordou outros temas, como o projeto de lei de anistia a envolvidos nos atos do 8 de janeiro, se dizendo contrário à ideia de anistiar pessoas que ainda nem foram julgadas.

Durante o jantar, o presidente também criticou decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao comentar um questionamento sobre política externa e tarifas. A avaliação de quem participou é de que Lula estava à vontade, buscando diálogo e se mostrando disposto a ampliar o contato com os deputados, muitos dos quais não conviveram com ele em mandatos anteriores.

Lula ainda sugeriu mais encontros com os parlamentares, mencionou viagens recentes, como as missões ao Japão e ao Vietnã, e propôs marcar um jogo de futebol na Granja do Torto, casa de campo da Presidência.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia