A torcida do Bahia segue se destacando pela sua força e diversidade ao redor do mundo. Desta vez, o reconhecimento vem da comunidade LGBTQIA+. A LGBT Tricolor, vertente da torcida voltada ao público LGBT, conquistou o 4º lugar no ranking das maiores torcidas inclusivas.
A pesquisa foi realizada pelo Coletivo de Torcidas Canarinho LGBT, e revelou que a torcida do Esporte Clube Bahia conta com cerca de 15.400 torcedores, ficando atrás apenas da Gay Gooners (Arsenal, Inglaterra), Porco Íris (Palmeiras) e da torcida LGBT do Liverpool.
Apesar do destaque internacional, o presidente da torcida LGBT do Bahia, Onã Rudá, acredita que os números podem estar subestimados. “É claro que eu acho interessante esse destaque. Mas não sei qual o critério que ele usou. Porque, em termos de integração com o clube, estamos muito à frente das outras torcidas […] Baseado nas ações que a gente faz, é difícil encontrar outra torcida tão atuante e trabalhando em harmonia com o clube”, disse ele em entrevista ao Correio.

Onã Rudá, presidente da torcida LGBT Tricolor (Foto: Reprodução/Instagram)
Vale lembrar que, há alguns anos, o Bahia vem promovendo campanhas e ações voltadas à valorização da diversidade nos estádios de futebol, com o objetivo de combater a homofobia no esporte. Uma delas foi justamente o lançamento da camisa oficial do clube com as cores da bandeira da comunidade trans e LGBTQIAP+.
Confira o ranking das 10 maiores torcidas LGBT
10) Furacão LGBTQ do Clube Atlético Paranaense, com 8 mil e 400 torcedores
9) Kop Outs do Liverpool, com 8 mil e 500 torcedores
8) As Marias de Minas do Cruzeiro, com 8 mil e 700 torcedores
7) Raimbow Devils do Manchester United, com 9 mil e 200 torcedores
6) Vasco LGBTQ, com 12 mil e 300 torcedores
5) Pride lily Whites do Tottenham, com 13 mil e 300 torcedores
4) LGBT Tricolor do Esporte Clube Bahia, com 15 mil e 400 torcedores
3) Chelsea Pride, com 19 mil e 300 torcedores
2) Porco Iris do Palmeiras, com 20 mil torcedores
1) Gay Gooners do Arsenal, com 28 mil e 700 torcedores