O Colégio Cardinalício fez a primeira Congregação – ou Assembleia de membros – nesta terça-feira (22), em preparação para o Conclave que vai eleger o novo Sumo Pontífice.
A reunião, realizada na Sala do Sínodo, foi aberta com um momento de oração silenciosa em memória do Santo Padre. Cerca de 60 cardeais participaram da sessão, onde fizeram o juramento solene de cumprir rigorosamente as normas estabelecidas para a sede vacante e a escolha do sucessor de Pedro.
Ver essa foto no Instagram
Os presentes também entoaram o Adsumus, tradicional invocação ao Espírito Santo.
Durante a Congregação, o Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, leu o testamento espiritual deixado por Francisco. Na sequência, os cardeais confirmaram as datas oficiais para os ritos fúnebres: o translado do corpo e a missa de funeral estão marcados para sábado, 26 de abril, às 10h (horário de Roma), na Praça de São Pedro.
Além disso, foi agendada a segunda Congregação Geral, prevista para quarta-feira (23), no final da tarde.Como parte dos Novemdiales, os nove dias de missa em sufrágio da alma do Papa, uma missa será celebrada no domingo, (27), na Praça de São Pedro e seguirão diariamente às 17h na Basílica de São Pedro, oferecendo aos fiéis a oportunidade de se unirem em oração pelo eterno repouso do Santo Padre.
De acordo com a constituição apostólica Universi Dominici Gregis, uma comissão de três cardeais foi escolhida por sorteio para auxiliar o Camerlengo na administração da Igreja durante o período de Sé Vacante.
Foram designados inicialmente Pietro Parolin (ordem episcopal), Stanisław Ryłko (ordem presbiteral) e Fabio Baggio (ordem diaconal). A composição da comissão será renovada a cada três dias.