O funeral do Papa Francisco será realizado neste sábado (26), às 10h no horário local (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, que seguirá o rito tradicional dos funerais papais, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista, decano do Colégio Cardinalício, e deve atrair milhares de fiéis.
Após a celebração, o corpo será levado à Basílica de São Pedro para os ritos finais e, em seguida, seguirá para sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Antes do funeral, o velório será aberto ao público a partir da manhã desta quarta-feira (23), permitindo que os católicos se despeçam do pontífice.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos após sofrer um acidente vascular cerebral e uma falência cardíaca irreversível. O Vaticano informou que ele entrou em coma e faleceu na manhã de segunda-feira (21). O atestado de óbito foi assinado pelo médico Andrea Arcangeli.
Eleito em 2013, Francisco fez história como o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta a comandar a Igreja Católica.
Seu papado foi marcado por posicionamentos progressistas, defesa dos pobres, combate aos abusos sexuais na Igreja e um apelo constante ao diálogo entre religiões e culturas.
Leia também:
Vaticano divulga imagens de Papa Francisco em caixão aberto
Quais cardeais brasileiros estarão no conclave e podem ser papa? Arcebispo de Salvador está na lista